Postagens recentes

RESENHA| A METAMORFOSE - FRANZ KAFKA - BIS (LEYA)

12 dezembro 2016 Comentar
Quando passamos de humanos a meros insetos?

O livro é, sem dúvida, um paradoxo em si mesmo. Antes de iniciar a leitura imaginava que o título estava simples e puramente intrínseco à história, mas, ao finalizá-la você descobre que A Metamorfose da qual o autor chama sua obra nada tem a ver com o estado do personagem principal da trama, Gregor Sansa, que acorda metamorfoseado em um inseto. Ela vai muito além disto, trata da mudança que esse fato causa na família e na dinâmica do lar. Mesmo que Gregor tenha, por um bom tempo, deixado de lado seus desejos e sonhos pessoais para suprir os de sua família, ao encontra-ser transformado em um inseto, e mesmo não esperando que seus familiares entendam sua nova situação, se vê amplamente rejeitado por aqueles que poderiam ser seu melhor amparo neste momento. 

Todo desenrolar do enredo me leva a pensar na questão explicita que Kafka quis passar em sua obra: a partir de que momento um ser humano deixar de possuir um status de indivíduo social e passa a ser considerado um inseto por seus semelhantes? Essa é uma questão difícil, mas que o autor soube explanar de maneira majestosa. Tomemos por exemplo moradores de rua com o qual nos deparamos todos os dias, mas que fingimos não ver ou simplesmente tratamos como insetos. Em que momento de suas vidas perderam seu valor e status de ser social? Será que já nasceram assim ou tiveram a infeliz sorte de nosso personagem e foram rebaixados a tal? Nunca saberemos. Porque não residem no imaginário nem na ficção. São mazelas reais que muitos não estão dispostos a ler. 

Uma passagem que me chamou muita atenção durante a leitura, diz respeito a empregada que é contratada para cuidar dos serviços da casa e que, em dado momento, é encarregada da limpeza do quarto de Gregor. - A essa altura sua irmã que mostrava compaixão e preocupação com a situação do irmão, não vê mais sentido ou recompensa em realizar tal tarefa. Ao avistar a criatura não se amedronta passando até a mostrar uma afeição por ele. E isso diz muito da mensagem do autor. A empregada não se vê amedrontada ou tenta fugir porque para ela essa situação é comum. Ela é colocada na mesma escala a qual o protagonista se encontra perante a sociedade.

E difícil iniciar a leitura desse livro e não se pego jugando, a todo momento, os familiares de Gregor por suas atitudes egoístas e mesquinhas. Mas, ao mesmo tempo e impossível não se colocar no lugar deles e perguntar "será que agiria diferente se fosse eu no lugar deles?". O importante é a maestria com que Kafka nos coloca para pensar, faz uma crítica severa e explicita quanto qual é o exato momento em que o ser humano perde seu valor dentro de uma sociedade e passa a existir como um animal ou, simplesmente, um inseto? Em que situação nossos semelhantes deixam de se ver em nós? 

A Metamorfose é daqueles livros rápidos, cheios de críticas sociais, interessantes do início ao fim e que não te deixa sair da leitura sem fazer você pensar em um milhão de coisas. E, dessa forma, agregar conhecimento e vivência como indivíduo. É, sem dúvida, uma obra que todos deveriam ler e se apaixonar. 












Se já leu o livro me diz o que achou. Se gostou da resenha deixa seu comentário. Vamos debater sobre qual foi sua percepção de A Metamorfose. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!