Postagens recentes

DICAS PARA SE TORNAR UM ÓTIMO LEITOR

06 abril 2016 Comentar

Ler é um exercício essencial para viver uma vida mais feliz, criativa e de qualidade. Não novidade que a leitura traz benefícios de curto, médio e logo prazo. Assim como os nossos músculos do corpo precisam de exercícios para se fortalecerem, nosso cérebro, que também é um músculo, necessita de atividades diárias para otimizar seu funcionamento e aumentar sua performance.

É certo que ler, não é uma tarefa tão fácil quando você precisa conciliar essa atividade com trabalho, faculdade, e vida pessoal. Mas, é bem provável que você não leia mais por preguiça do que por falta de tempo. Começar a ler é parecido com iniciar uma dieta: se você não mantiver o foco e repetir a ação várias vezes, desiste na primeira hora. Os benefícios da leitura constante valem o sacrifico.

Se você também é desses que jura de pés juntos que só não ler porque não tem tempo livre, essas dicas fáceis e aplicáveis a qualquer pessoa, vão te ajudar a mudar, totalmente, essa percepção e te tornar um super leitor:

Tenha sempre um livro a mão
 
Essa pode parecer a dica mais clichê de todas, mas considero a mais importante. Se você deseja, mesmo, ser um bom leitor deve ter sempre algo de fácil acesso para ler. O hábito de carregar um livro com você, sempre, vai ajudar a despertar sua atenção para a leitura. Nós somos muito visuais, ter uma obra literária sempre a vista acaba instigando o desejo da leitura. 

Comece lendo qualquer coisa

Isso mesmo. Ler diariamente é questão de hábito, como comer ou tomar água: você não consegue ficar sem, desde que se torne essencial em seu cotidiano. E na maioria das vezes, deixamos a leitura de lado por iniciá-la por obras mais complexas, com linguagens e enredos que não nos chama atenção.

Para quem está começando é vital que o texto tenha alguma conexão com a vida pessoal ou profissional. Ler revistas sobre assuntos que, realmente, interessem é um ótimo passo. Blogs e sites especializados em literatura podem auxiliar através das resenhas de livros. Elas são um apanhado geral do que a história da publicação é, isso ajuda a ter um panorama geral e ajuda na tomada de decisão em ler o livro ou não.

A plataforma ou a extensão não tem tanta relevância a principio. O importante é começar a ler algo. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento da prática, os textos mais elaborados, densos e longos veem naturalmente. Essa experimentação inicial serve para avançar estágios e mostrar qual gênero é mais adequado a cada leitor.

Estabeleça metas

Mesmo que a leitura seja fácil é sempre indicado que se estabeleça uma meta para a conclusão. Elas ajudam a identificar como se está avançando no processo. Essa mensuração é mais um estímulo para continuar desde que se estabeleça marcas alcançáveis. Por  exemplo: Não queira estabelecer como meta ler um clássico da literatura brasileira em dois dias se você não gosta do gênero. O livro pode até ser pequeno, se não houver identificação pode demorar dias ou meses para ser finalizado.

Converse com outras pessoas que gostam de ler

Trocar experiências literárias é sempre importante. Durante essas conversar podem surgir indicações de novas leituras. E não tem nada melhor do que receber dicas de amigos e pessoas  que você convive diariamente. Essa troca agrega conhecimento ao conteúdo.

Os blogs literários, fóruns de leitores e canais sobre literatura no YouTube ajudam a disseminar a discussão sobre o assunto que leu. Procurar nessas plataformas também é uma oportunidade de encontrar pessoas com gostos semelhantes ao seu. O que é um fator muito importante na construção diária do leitor.

Leia em qualquer lugar

Sabe aquela uma hora que passa dentro do ônibus ou metrô para ir a algum lugar? Ou o tempo que fica na fila do banco sem fazer nada? Ou aquela meia hora depois do almoço? Use esses intervalos de tempo para ler. Não importa o lugar: ler em publico não é feio nem constrangedor, ao contrário, é admirador e fonte de incentivo para os demais.

Essa dica só pode ser colocada em prática se seguida a rica a primeira. Um livro a mão e um tempo vago são uma ótima combinação, não acha?

E você, que  dicas daria para quem quer se tornar um ótimo leitor?

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!